Maioria dos canadenses é contra o bloqueio de notícias no Instagram e Facebook: Pesquisa
O parlamento do Canadá introduziu recentemente o polêmico Projeto de Lei C-18 (Bill C-18), que exigirá que gigantes da tecnologia como Google e Meta paguem pelo uso e compartilhamento (links) de artigos e notícias.
Como resposta, a Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, bloqueou este tipo de publicação de suas plataformas no Canadá. O Google mantém diálogo com as autoridades canadenses, na esperança de encontrar uma solução.
O governo diz que este tipo de divisão de receitas é necessário para garantir que os meios de comunicação locais continuem a existir, depois de grande parte do investimento em publicidade ter sido transferido para mídias sociais e ter reduzido uma importante fonte de receitas para o jornalismo.
No entanto, gigantes da tecnologia como Google e Meta veem a lei como um “imposto sobre links”, e que não reconhece o relevante tráfego (número de acessos) que as empresas fornecem aos meios de comunicação.
Pesquisa: Maior parte dos canadenses está ciente do Projeto de Lei C-18
O Instituto Leger* entrevistou canadenses sobre suas percepções sobre o Projeto de Lei C-18 e suas implicações para o consumo de notícias no Canadá.
Segundo a pesquisa, 75% dos canadenses estão cientes do Projeto de Lei C-18, enquanto 25% não. Esta proporção cresce se consideradas pessoas com mais de 55 anos...
Saiba Mais