Image

Mercado de TI no Canadá - Profissionais mais procurados

Imagem não definida

Com um crescimento não tão inesperado, a área de TI é uma das que mais se expandiu nos últimos anos. A modernidade exige cada vez mais mão de obra especializada na produção, manutenção e otimização de sistemas dos mais diversos tipos. De aplicativos do dia a dia até softwares de segurança, os profissionais da área da tecnologia são cada vez mais requisitados pelo mundo todo.

Mas o que muitos não esperavam é que a demanda seria tão grande a ponto de faltarem profissionais. A falta de mão de obra especializada é um problema enfrentado por todo o mundo, o que leva muitas empresas a buscarem profissionais além das fronteiras. E essa tendência é especialmente forte em países com grande taxa de imigração, como o Canadá.

Como um grande polo de tecnologia, o Canadá está sempre a procura de novos talentos da área. Metrópoles como Toronto, Vancouver e Calgary são paraísos para os estrangeiros profissionais de TI, que encontram em 2018 uma menor taxa de desemprego no país (2%) do que outros setores (6,3%), de acordo com o Entry Canada.

E o país, que apresentou mais de um milhão de vagas abertas em março deste ano, está mais do que disposto a trazer novos talentos de outros países. 


Principais vagas desejadas

Com a expectativa de trazer mais de 400 mil estrangeiros para o país a cada ano, há muito espaço para começar uma carreira de TI em solo canadense. Aqui vão algumas das funções mais requisitadas:


1 - Developer Fullstack, Front/Back end

Função: Desenvolvedor responsável pela funcionalidade do produto, sua interface, ou até mesmo os dois, e deve sempre torná-lo o mais agradável possível para o usuário final. É muitas vezes responsável pelos principais produtos de uma empresa.

Qualificações: Linguagens de programação (Javascript, Python, PHP, etc), arquitetura de sistemas, manipulação de dados.

Salário médio: De C$ 60.000 a C$ 100.000 por ano, dependendo se é junior, pleno ou sênior.


2 - Project Manager

Função: Grande responsável pelo manejamento dos projetos da equipe de TI. Ele é quem planeja e distribui as tarefas entre os membros do projeto, e fica encarregado de supervisioná-lo e solucionar problemas antes mesmo de que surjam.

Qualificações: Liderança, organização, gestão de riscos, certificação PMI-ACP.

Salário médio: De C$ 90.000 a C$ 100.000 por ano.


3 - Business Analyst

Função: São responsáveis pelas decisões estratégicas da empresa utilizando como base a tecnologia e softwares para otimizar os sistemas. 

Qualificações: Certificação PBA, tomada de decisões, entendimento de sistemas e redes de dados.

Salário médio: De C$ 65.000 a C$ 70.000 por ano.


4 - Data Analyst

Função: Similares aos Business Analysts, mas com maior foco em coletar e analisar dados. Com base neles, são formuladas as próximas decisões e estratégias a serem adotadas pela empresa.

Qualificações: Linguagens de programação, planejamento, capacidade analítica, conhecimentos de estatística.

Salário médio: De C$ 50.000 a C$ 60.000 por ano.


5 - Support Technician

Função: O famoso pessoal do suporte. Sua principal função é garantir o funcionamento e manutenção de sistemas, além de lidar diretamente com clientes e solucionar os seus problemas quando preciso. 

Qualificações: Conhecimento técnico, solução de problemas, atendimento ao cliente, linguagens de programação e sistemas binários.

Salário médio: De C$ 40.000 a C$ 50.000 por ano.


6 - Software Engineer

Função: Um desenvolvedor focado em programas e aplicativos, responsável pela arquitetura e produção geral dos seus projetos. Também realiza testes de qualidade a fim de procurar erros e, consequentemente, solucioná-los.

Qualificações: Linguagens de programação, capacidade de inovação, conhecimento de sistemas.

Salário médio: De C$ 85.000 a C$ 100.000 por ano.

Vale lembrar que, mesmo que não estejam citadas, algumas qualificações serão sempre exigidas em qualquer cargo da área. Conhecer sobre versionamento de softwares e frameworks, por exemplo, são características indispensáveis para todo tipo de desenvolvedor.


Recomendações e dicas

Primeiro, é preciso ter certeza de onde ir. Como citamos anteriormente, cidades como Toronto, Vancouver, Montreal, Ottawa e Calgary são os maiores polos tecnológicos do país. Empresas como Apple, Microsoft, SAP e Google são algumas das que possuem algum tipo de sede nestas localizações.

Certifique-se também de sua disponibilidade, pois a maioria das vagas são full time, sem deixar muito espaço para freelas ou outros cargos menores em empresas diferentes.

Como se é de esperar, o inglês no nível ao menos intermediário é indispensável. Tudo bem se não for o melhor, pois essa vaga é uma boa chance de aprender. Mas tenha certeza que é o suficiente para se comunicar com a empresa. No caso de busca de oportunidades na província de Quebec, a proficiência ao menos intermediária no francês seria necessária.

A formação também é importante aqui. Um currículo bem organizado, com especializações, cursos e conhecimentos complementares é o primeiro passo de entrada numa empresa grande. O Github é essencial, servindo como seu principal portfólio e  forma de demonstrar sua capacidade de desenvolvimento.

Segundo o consultor de imigração Willian Santos, da EveryStep Immigration, além de ser uma área bem aquecida aqui no Canadá, profissionais da área de TI encontram diversas vantagens em processos de imigração permanente no Canadá. Províncias como British Columbia, Ontario e Alberta tem programas de imigração que priorizam especialmente tais profissionais. A alta remuneração associada a ofertas de emprego dessa área também ajuda em muitos programas de imigração permanente ao país, como é o caso do programa de imigração de British Columbia, o BC PNP, no qual quanto maior é o salário de uma oferta de emprego com empresa localizada na província, mais atrativo se torna o perfil imigratório do(a) estrangeiro que detém tal oferta de trabalho.

 


Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2022 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·