Image

Canadá volta a convidar imigrantes via Express Entry

Imagem não definida

Após uma longa pausa que se iniciou em dezembro de 2020, em 06 de julho de 2022 o Canadá voltou a convidar candidatos do Federal Skilled Worker Program (FSWP) para imigrar permanentemente para o país. O retorno também é uma boa notícia para os candidatos do Canadian Experience Class (CEC), categoria que também foi inclusa na último sorteio do Express Entry.

A categoria do CEC não estava inclusa nos sorteios desde setembro de 2021, mas agora voltou a fazer parte dos 1500 candidatos convidados pelo Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) m 06 de julho de 2022 para poderem aplicar para a residência permanente. A nota de corte do Comprehensive Ranking System (CRS) foi de 557.


Declarações oficiais

O ministro da imigração canadense Sean Fraser comentou sobre o retorno em declaração escrita ao CIC News. “Hoje, estou feliz em anunciar que as seleções do Express Entry estão de volta, e as aplicações serão processadas em nosso prazo padrão de 6 meses. Gostaria de agradecer aos candidatos de todo o mundo pela sua paciência enquanto trabalhavamos para reduzir nosso atraso antes de dar continuidade às seleções. Espero dar as boas vindas a profissionais qualificados que serão essenciais para solucionar a falta de mão de obra no Canadá”.

O FSWP e o CEC são dois dos mais importantes programas para estrangeiros no país. O primeiro é a principal forma de imigração de mão de obra qualificada, sendo responsável por 45% das imigrações pré-pandemia. Já o CEC é a principal forma que estudantes e trabalhadores vindos de outros países ganham acesso à residência permanente. 

O CEC, em especial, têm crescido nos últimos anos, sendo importante parte da estratégia do Canadá de alcançar suas metas de imigrantes por ano. Antes da pandemia, ele representava aproximadamente 9% dos imigrantes que entravam no país, e hoje são ⅓ dos mais de 405 mil estrangeiros que adentram o país.

Há duas semanas atrás, Fraser disse que o IRCC estava próximo de atingir a meta de realizar um novo sorteio do Express Entry com todos os programas inclusos no dia 6 de julho, além de voltar a cumprir com sua meta de processar todas as aplicações em até 6 meses após sua realização. 

Sorteios com todos os programas consideram todos os candidatos do Express Entry além de também enviarem convites para aplicação de residência permanente a candidatos apenas com base em seu CRS (Comprehensive Ranking System) score, ou seja, com base na pontuação que cada candidato possui no perfil ativo no sistema do Express Entry. Estes convites são os ITA, Invitation to Apply. 

Como a maioria dos sorteios do Express Entry incluíram todos os programas desde sua criação, candidatos do FSWP, do CEC e do Federal Skilled Trades Program (FSTP) sempre tiveram alguma chance de receber um ITA.

Mas a partir de janeiro de 2021, o foco para os convites se voltou para candidatos do CEC, já que muitos deles já se encontravam no Canadá e isso evitaria problemas relacionados ao COVID. Em setembro, o IRCC optou por pausar o envio de convites para cuidar de seus atrasos, realizando apenas seleções bi semanais com candidatos do Provincial Nominee Program (PNP), com o objetivo de sanar as necessidades de províncias e territórios específicos.


Como funciona o Express Entry

O Express Entry é uma das principais portas de entrada no país, e possui dois passos importantes. No primeiro, os candidatos precisam confirmar atenderem os requisitos de ao menos um dos três programas administrados pelo Express Entry, para então colocarem seu perfil no sistema eletrônico do Express Entry.

A partir disso, o sistema irá atribuir a cada candidato uma pontuação conhecida como CRS, tendo como base fatores como idade, educação, experiência de trabalho e habilidades linguísticas. Assim, a cada duas semanas, os candidatos com as maiores pontuações são convocados para aplicar para a residência permanente no Canadá.

No momento em que são convocados, os candidatos possuem 60 dias para fazer sua aplicação formal, a qual o IRCC se compromete em processar no prazo de até 6 meses.

Segundo o consultor Willian Santos, da EveryStep Immigration, a retomada dos sorteios do Express Entry é uma ocorrência muito relevante para dezenas de milhares de potenciais imigrantes que estavam há mais de 1 ano aguardando por isso. Embora a nota de corte do sorteio geral feito em 06 de julho tenha sido relativamente alta, o IRCC já informou via Twitter que estará gradualmente retomando a emissão de convites. Isso nos faz acreditar que nos próximos sorteios gerais do Express Entry o número de convites emitidos deve ser progressivamente maior e com isso a pontuação de corte também deve ter uma queda gradual. Para os potenciais imigrantes que ainda não possuem um perfil ativo no sistema do Express Entry, é importante começarem a se preparar com a maior brevidade possível para que estejam suscetíveis a aproveitar as futuras rodadas de convites da plataforma.


Saiba Mais
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·