Image

Taxas de imigração e tempo de processamento de aplicações sofrem mudanças em 2022

Imagem não definida

As taxas governamentais para todos os imigrantes que desejam aplicar para a residência permanente vão aumentar a partir do dia 30 de abril. O anúncio veio diretamente do Imigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), e afeta as classes econômicas, familiares e humanitárias.

O aumento não vem como uma surpresa. Em 2020, o IRCC anunciou o primeiro aumento nas taxas desde o ano de 2002, e anunciou que, a cada dois anos, um novo aumento aconteceria. Além desses aumentos, a taxa de C$ 500 pela residência permanente ainda é obrigatória para se adquirir o status, caso sua aplicação seja aprovada. Essa taxa de C$ 500 não se aplica a dependentes em geral, como os filhos de um aplicante, aplicações patrocinadas para filhos adotivos, para parentes órfãos (irmãos, sobrinhos ou netos) e refugiados e requerentes de asilo.

O modelo do Canadá para financiamento de programas governamentais de imigração é de certa forma único, estruturado de forma em que aqueles que recebem os serviços são os que pagam por eles ao invés de todos os pagadores de impostos.

Confira as alterações abaixo, com dados do CIC News:

Programa



Right of Permanent Residence Fee

Tipo de aplicante



Aplicante principal e parceiro ou acompanhante legal

Taxa anterior



$500   

Taxa atual



$515




Programa Federal High Skilled, Provincial Nominee e Programa Quebec Skilled Workers, Atlantic Immigration Class and most Economic Pilots (Rural, Agri-Food)

Aplicante principal

$825

$850

 

Parceiro ou acompanhante legal

$825

$850

 

Criança dependente acompanhante

$225

$230



Live-in Caregiver Program and Caregivers Pilots (Home Child Provider Pilot and Home Support Worker Pilot)

Aplicante principal

$550

$570

 

Parceiro ou acompanhante legal

$550

$570

 

Criança dependente acompanhante

$150

$155



Business (Federal and Quebec)

Aplicante principal

$1,575

$1,625

 

Parceiro ou acompanhante legal

$825

$850

 

Criança dependente acompanhante

$225

$230



Family Reunification (Spouses, Partners and Children; Parents and Grandparents; and other relatives)

Taxa de patrocínio

$75

$75

 

Aplicante principal patrocinado

$475

$490

 

Criança dependente patrocinada

$75

$75

 

Parceiro ou acompanhante legal

$550

$570

 

Criança dependente acompanhante

$150

$155



Protected Persons 

Aplicante principal

$550

$570

 

Parceiro ou acompanhante legal

$550

$570

 

Criança dependente acompanhante

$150

$155



Humanitarian and Compassionate / Public Policy

Aplicante principal

$550

$570

 

Parceiro ou acompanhante legal

$550

$570

 

Criança dependente acompanhante

$150

$155



Permit Holders

Aplicante principal

$325

$335



Mudanças na expectativa de tempo de processamento

Além do aumento de taxas, outro sistema canadense a receber modificações é o de ferramentas de processamento, anunciado no final do mês de março. O “processing timing” do site do IRCC agora mostrará estimativas mais certeiras de quanto tempo será necessário para que suas aplicações sejam, de fato, processadas.

O sistema utilizará os dados dos processos mais recentes, de até 16 semanas atrás, e irá comparar em tempo real qual o tempo estimado para o processamento das aplicações, sendo uma forma de melhorar o sistema imigratório, como havia sido anunciado meses antes pelo Ministro de Imigração Sean Fraser.

Essas mudanças também visam melhorar o serviço para que o tempo de processamento possa se adequar melhor aos tempos regulares dos serviços do governo, que são o tempo estimado para que um processamento seja, realisticamente, concluído. Por conta da pandemia, estima-se que por volta de 1.84 milhões de aplicações estejam na fila de espera atualmente.

As estimativas de tempo de processamento são calculados baseando-se no tempo que foi levado para concluir 80% das aplicações no passado. O tempo em que um processo é considerado iniciado é a partir de quando uma aplicação completa chega ao IRCC, e termina quando uma autoridade de imigração emite uma decisão final. 

Os vários tempos de processo variam de acordo com o tipo de programa de imigração escolhido. Enquanto uma aplicação para visto de turismo pode demorar apenas menos de 1 mês, se feita de forma online, outras categorias podem demorar até 27 meses, como aplicações para cidadania.

De acordo com Willian Santos, consultor de imigração canadense, por mais que as atuais expectativas de tempo de processamento não sejam muito animadoras (principalmente para aplicações de residência permanente), conforme o IRCC continuar trabalhando para escalonar a capacidade de processamento assim como diminuir o número de aplicações totais em processamento, é provável que ainda este ano vejamos uma diminuição na expectativa de tempo de processamento, quiçá voltando aos patamares pré-pandemia.

Para conferir as novas estimativas de tempo de processamento, acesse: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/check-processing-times.html  


Saiba Mais
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista, atualmente trabalhando como freelancer.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·