Novidades

Image

Entrevista: Cônsul do Brasil fala sobre planos e desafios do Consulado em Vancouver

Imagem não definida

Cônsul-Geral Renato Mosca. (Crédito: Alessandro Dantas)

Na primeira de uma série de entrevistas exclusivas para o Jornal Brasil Vancouver, o Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver se apresenta à comunidade e aborda temas como comércio, eleições, estudantes internacionais e os desafios do Consulado na região. Leia, na íntegra, a entrevista com o Cônsul Renato Mosca:


JORNAL BRASIL VANCOUVER: O senhor poderia nos contar um pouco sobre sua história e carreira?


RENATO MOSCA: Para simplificar a resposta, vou me ater ao enfoque profissional. Desde a juventude, tinha interesse em seguir a carreira diplomática, creio que influenciado por diplomatas amigos do meu pai que nos visitavam amiúde. Naqueles anos de 1970, era uma realidade muito distante para um adolescente de cidade do interior de São Paulo, com limitado acesso à informação e ao conhecimento, pleitear uma posição no governo federal. Você imagina que as fontes de estudo eram as enciclopédias, e mesmo para obter livros, era preciso muitas vezes recorrer a bibliotecas públicas. Os cursos de idioma restringiam-se a poucas escolas de inglês, muitas vezes caras e inacessíveis para a classe média. O ensino era majoritariamente público, muito embora de razoável bom nível na época.


Por isso, para minha geração, entendo que as tecnologias da informação e da comunicação, quando bem utilizadas, são valiosos instrumentos de desenvolvimento intelectual e cultural, permitindo acesso ampliado e certa democratização. Para seguir esse caminho, portanto, decidi...


Saiba Mais
O jornal da comunidade brasileira em Vancouver, Canadá.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·