Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver é anunciado novo Embaixador na Itália
Renato Mosca, Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver, recebeu “agrément” (consentimento) e será o novo Embaixador do Brasil em Roma, na Itália.
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou a mudança: “O governo brasileiro informa, com satisfação, que o governo da República Italiana concedeu o agrément ao Embaixador Renato Mosca de Souza como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país. Cumulativamente, exercerá a função na República de Malta e na República de San Marino”.
O diplomata disse ao Jornal Brasil Vancouver que a mudança “faz parte da normalidade administrativa da diplomacia brasileira”.
Mosca explica ainda que “a alternância de titulares de embaixadas e consulados tem sempre um efeito positivo na renovação de ideias e práticas”.
Atualmente Cônsul em Vancouver, Renato Mosca de Souza foi Embaixador do Brasil na Eslovênia (2017-2021) e chefe do Cerimonial da Presidência da República (2011-2016).
Na carreira diplomática desde 1990, Mosca atuou anteriormente em Washington, Cidade do México, Roma e Caracas, onde desempenhou diversas funções.
Nova designação será submetida à apreciação do Senado
Após a concessão do agrément pelo governo estrangeiro, há o procedimento necessário de arguição do indicado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) do Senado Federal.
O Congresso Nacional recebe a mensagem do Poder Executivo com a indicação do novo titular de embaixadas ou organismos internacionais.
Saiba Mais