Novidades

Image

Quase 1 milhão de habitantes em BC não tem médico de família, diz associação de medicina

Imagem não definida

“Alguém conhece um médico de família aceitando novos pacientes?”.


Esta pergunta, repetida frequentemente nas redes sociais de imigrantes brasileiros em Vancouver, revela um desafio não apenas para a comunidade brasileira, mas para milhares de habitantes da província de British Columbia.


A Associação BC Family Doctors diz que quase um milhão de pessoas na província “não têm um médico de família e não podem conseguir um”.


De fato, são cerca de 900 mil pessoas, de um total de mais de 5 milhões de moradores da região, ou cerca de 16 por cento da população de BC – um número nada desprezível – de acordo com pesquisa de Abril de 2022 da BC College of Family Physicians.


Deste total, dois terços diz que o motivo é “porque não encontro um,” e 19 por cento disseram que perderam seu médico de família pelo fechamento de clínicas. 


A situação tem piorado à medida que muitos médicos se aposentaram, reduziram suas horas de trabalho ou simplesmente fecharam suas clínicas. Além disso, profissionais recém-formados, com treinamento em medicina familiar, têm optado por trabalhar em hospitais, com salário mais estável e benefícios, ao invés de clínicas especializadas.


A falta de acesso ao atendimento básico também está prejudicando outras áreas do sistema médico


“Quando um paciente com necessidades médicas complexas não tem acesso a cuidados básicos, uma infinidade de outras coisas cai por terra – a medicação não é renovada, os exames de laboratório para acompanhar os efeitos colaterais do tratamento não são realizados”, disse Kevin Mcleod, especialista em...


Saiba Mais
O jornal da comunidade brasileira em Vancouver, Canadá.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·