Olimpíadas 2030: Vancouver, Whistler e Povos Indígenas estudam candidatura para Jogos de Inverno
Um consórcio de municípios e povos indígenas anunciaram a intenção de explorar juntos a possibilidade de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.
Quatro nações indígenas, ou “First Nations” (em tradução livre, “Primeiras Nações”), juntamente com Vancouver e Whistler, anunciaram um Memorando de Entendimento para avaliar a viabilidade, efeitos e benefícios em sediar o evento novamente – British Columbia já recebeu os jogos em 2010.
Membros das nações Tsleil-Waututh, Squamish, Musqueam e Líl̓wat vão liderar o projeto, no que os organizadores descrevem como a “primeira candidatura liderada por indígenas na história das Olimpíadas”.
O processo de avaliação vai contar com a colaboração dos comitês olímpico (COC) e paraolímpico (CPC) canadense e outras partes interessadas, segundo comunicado divulgado à imprensa.
“A análise de viabilidade se concentrará nos benefícios e prioridades coletivas e em como o processo de licitação pode definir estruturas para parcerias governamentais.”
Vancouver e Whistler foram sede dos Jogos de Inverno de 2010
“Já estivemos neste ponto antes, nas Olimpíadas de 2010, onde mostramos nossa presença e nossas culturas, respectivamente”, disse o Chefe na Nação Líl̓wat, Dean Nelson.
“A diferença é que em 2010 éramos convidados e hoje somos parte integrante do grupo que explora a viabilidade do evento”, ressaltou o Chefe Dean Nelson. “Também sinto...
Saiba Mais