WestJet cancelou seu voo? Veja o que os especialistas dizem que você deve fazer
A greve dos mecânicos da WestJet pode ter acabado, mas para os passageiros que buscam indenização por voos cancelados antes e durante a greve, a batalha está apenas começando.
A companhia aérea cancelou mais de 800 voos entre 27 de junho e 2 de julho, afetando dezenas de milhares de passageiros. Alguns cancelamentos foram anunciados nos dias que antecederam a greve da Associação Fraternal de Mecânicos de Aeronaves (AMFA), mas a maioria ocorreu depois que ela entrou em vigor.
Marty Firestone, presidente da agência de seguros de viagem Travel Secure Inc., acredita que o custo total para os clientes pelos voos cancelados e despesas relacionadas pode estar na casa dos "milhões e milhões de dólares".
"Eu realmente acho que as pessoas ficarão sem muito dinheiro, sem mencionar todos os custos auxiliares (se) não voltarem ao trabalho a tempo ou se as pessoas não chegarem aos navios de cruzeiro a tempo", disse Firestone. "Isso só vai aumentar."
Veja a seguir os tipos de indenização e apoio a que os especialistas dizem que os passageiros afetados pelos cancelamentos podem ter direito, e como fazer para defendê-los.
Voos cancelados fora do período de greve
A WestJet cancelou preventivamente 25 voos em 27 de junho, "em preparação para a ameaça de greve dos engenheiros de manutenção de aeronaves e outros funcionários de operações técnicas". Essa rodada de cancelamentos afetou 3.000 passageiros.
De acordo com os Regulamentos de Proteção ao Passageiro Aéreo (APPR) do Canadá, as companhias aéreas têm obrigações mínimas diferentes para...
Saiba Mais