Em comparação com 2019, canadenses esperam mais por cirurgias e outros procedimentos de saúde
Pacientes de todas as províncias estão esperando mais tempo por próteses de quadril e joelho, cirurgias de câncer e outros procedimentos prioritários do que antes da pandemia de COVID-19, segundo dados nacionais.
Um relatório divulgado nessa quinta-feira pelo Instituto Canadense de Informações sobre Saúde afirma que esse é o caso, embora mais pessoas tenham se submetido a esses procedimentos entre abril e setembro de 2023 em comparação com os mesmos meses de 2019.
Os dados mais recentes do instituto analisam os tempos de espera para substituições de quadril e joelho, reparo de fratura de quadril, certas cirurgias de câncer, bem como radioterapia.
Os dados mostram que 66% dos pacientes de substituição de quadril foram operados dentro do prazo recomendado de 26 semanas, em comparação com 75% em 2019, embora o número de procedimentos tenha aumentado 18%.
Quanto à cirurgia de substituição de joelho, 59% das pessoas fizeram a operação dentro desse prazo, em comparação com 70% antes da pandemia.
Apenas 21% dos pacientes da Ilha do Príncipe Eduardo fizeram a cirurgia de substituição do joelho em 26 semanas, a taxa mais baixa do país. Esse número foi de 37% em Newfoundland e Labrador, e 38% em New Brunswick e Quebec.
Os pacientes de Ontário esperaram o menor tempo para quase todos os procedimentos. Os dados mostram que 76% dos pacientes dessa província foram submetidos a uma operação de substituição de joelho dentro do prazo recomendado, enquanto 57% das cirurgias na...
Saiba Mais