6 crianças mortas em Ontário e número recorde de infecções por estreptococos A no Canadá
A Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC, na sigla em inglês) registrou um número recorde de infecções potencialmente mortais por estreptococos A, principalmente em crianças com menos de 15 anos de idade. Pelo menos seis crianças morreram em Ontário.
"A preocupação é que a doença pode ser rapidamente progressiva e ameaçar a vida", disse o Dr. Kwadwo Kyeremanteng, chefe de cuidados críticos do Hospital de Ottawa, à CTV News. "Vimos mais casos disso em nossa unidade de terapia intensiva, e os resultados foram bastante significativos, com pessoas que perderam seus membros e faleceram."
Desde 9 de janeiro, a PHAC recebeu mais de 4.600 amostras de estreptococos invasivos do grupo A de 2023, que é o maior total anual já registrado no Canadá e um aumento de mais de 40% em relação ao pico anterior de 2019 de 3.236 casos. De acordo com a PHAC, o estreptococo invasivo do grupo A é endêmico no país, com 2.000 a 3.000 casos relatados anualmente nos últimos anos.
"Os primeiros dados laboratoriais indicam que a atividade da doença [estreptococo invasivo do grupo A] em 2023 foi maior em comparação com os anos pré-pandêmicos", disse um porta-voz da PHAC. "Os maiores aumentos continuam a ser detectados em crianças com menos de 15 anos de idade."
As infecções causadas pela bactéria estreptococo do grupo A são geralmente leves e podem causar faringite estreptocócica, que normalmente é tratada com antibióticos. Infecções mais graves e invasivas são muito menos comuns, mas potencialmente mortais.
O estreptococo invasivo...
Saiba Mais