Por que o Banco do Canadá tem uma meta de inflação de 2%?
O Banco do Canadá elevou novamente sua principal taxa de juros em um esforço para reduzir a inflação, que permanece acima de sua meta de 2% ano a ano.
O banco anunciou, nessa quarta-feira, que aumentaria a taxa overnight em 25 pontos-base, para 5%, a mais alta desde 2001. Um ponto-base é igual a um centésimo de ponto percentual.
Taxa Overnight é utilizada como referência no mercado financeiro em alguns produtos específicos. Taxa over, como também é chamada, é calculada com base na capitalização dos juros em dias úteis de aplicação e também é usada pelos grandes bancos para remunerar empréstimos interbancários de curto prazo, feitos à noite, no chamado mercado overnight.
Este é o décimo aumento de taxa do banco desde março de 2022, com a inflação caindo de um pico de 8,1% no verão passado para 3,4% em maio.
Agora, o banco prevê que a inflação permanecerá em torno de 3% no próximo ano e não chegará a 2% até meados de 2025, dois trimestres fiscais depois do projetado.
Mas, qual é a meta da inflação?
O Banco do Canadá e o governo federal concordaram em atingir uma taxa de inflação de 2% em 1991, após um período de alta inflação anual que ultrapassou 12% em 1981. A meta de 2% serve como um ponto médio entre um intervalo de um e 3%.
O banco explicou em 2020 que isso "resultou em bom desempenho econômico geral" e um acordo sobre essa meta foi continuamente...
Saiba Mais