'Os canadenses podem respirar aliviados', afirma Governador do Banco do Canadá sobre corte na taxa de juros
O Banco do Canadá fez um corte considerável em sua taxa básica de juros na quarta-feira, de 4,25% para 3,75%, à medida que a economia global continua a se expandir.
O corte de meio ponto percentual é o quarto corte consecutivo da taxa pelo banco central, já que a inflação caiu de 2,7% em junho para 1,6% em setembro.
“Demos um passo maior hoje porque a inflação voltou à meta de 2% e queremos mantê-la perto da meta”, disse o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem.
O banco central espera que a inflação permaneça em torno de 2% em outubro, já que suas pesquisas sugerem que as expectativas das empresas e dos consumidores em relação à inflação mudaram para baixo e estão se aproximando dos níveis normais.
“Acho que os canadenses podem respirar, dar um suspiro de alívio”, disse Macklem, reconhecendo que os canadenses têm lutado contra o peso da inflação alta.
Esse ponto foi enfatizado pela Vice-Governadora Sênior do Banco Central, Carolyn Rogers, quando pressionada sobre como os canadenses não estão necessariamente sentindo que suas finanças estão melhorando, apesar desse quarto corte consecutivo nas taxas.
“Isso significa que os preços não vão continuar subindo, mas toda vez que você vai ao supermercado, tenho certeza de que está sentindo o fato de que os preços subiram”, disse Rogers, acrescentando que vai demorar um pouco para que os canadenses sintam os efeitos da estabilização do preço dos alimentos, do aluguel e da moradia.
Macklem diz que o...
Saiba Mais