Inflação cai para o nível mais baixo em três anos no Canadá
A taxa de inflação do Canadá caiu para 2,5% no mês passado, igualando as previsões dos economistas e solidificando as expectativas de outro corte na taxa de juros em setembro.
O relatório do índice de preços ao consumidor dessa terça-feira diz que os preços de viagens, veículos de passeio e eletricidade ajudaram a diminuir o valor principal.
Enquanto isso, os custos de moradia ainda são o principal fator de inflação, já que os canadenses enfrentam aluguéis e pagamentos de hipotecas significativamente mais altos.
O órgão federal observou, no entanto, que o crescimento dos preços dos abrigos desacelerou no mês passado para 5,7% em relação ao ano anterior, abaixo dos 6,2% registrados em junho.
A inflação tem se mantido abaixo de 3% desde janeiro e tem apresentado uma tendência constante de queda, destacando o progresso significativo feito na luta contra a inflação alta.
"Ainda há muito a ser feito em termos de alcançar a estabilidade de preços à medida que os canadenses sentem o aperto e diminuem os gastos", escreveu Andrew DiCapua, economista sênior da Câmara de Comércio Canadense.
"Mas acreditamos que o Banco do Canadá continuará sua trajetória de cortes nas taxas de juros e fará uma nova mudança em setembro, priorizando o crescimento econômico à medida que a inflação se modera."
A melhoria nas cadeias de suprimentos globais e o efeito das altas taxas de juros ajudaram a esfriar o crescimento dos preços em toda a economia.
Os preços dos produtos de mercearia, que em...
Saiba Mais