Festival de cinema de Toronto suspende exibição de documentário sobre soldados russos após ameaças
O Festival Internacional de Cinema de Toronto suspendeu as exibições do polêmico documentário "Russians at War" devido a "ameaças significativas" às operações do festival e à segurança pública.
O filme sobre a desilusão dos soldados russos na linha de frente da guerra na Ucrânia estava programado para ter sua estreia norte-americana no TIFF nesta sexta-feira, com exibições adicionais no sábado e no domingo.
"Esta é uma ação sem precedentes para o TIFF", disse o festival em um comunicado na tarde de quinta-feira.
"Como uma instituição cultural, apoiamos o discurso civil sobre e por meio de filmes, incluindo diferenças de opinião, e apoiamos totalmente a reunião pacífica. No entanto, recebemos relatórios indicando possíveis atividades nos próximos dias que representam um risco significativo; dada a gravidade dessas preocupações, não podemos prosseguir conforme planejado."
O filme, uma coprodução Canadá-França, atraiu a ira de autoridades ucranianas e organizações comunitárias que chamaram o documentário de "propaganda russa" - uma alegação que o TIFF rejeitou firmemente.
A Vice-Primeira Ministra e Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, também denunciou o uso de dinheiro público para ajudar a financiar e exibir "Russians at War", que recebeu $340.000 através do Canada Media Fund e foi produzido em associação com a emissora pública de Ontário, TVO.
A diretoria da TVO retirou seu apoio ao filme esta semana e cancelou os planos de exibi-lo na emissora.
O TIFF afirmou que o documentário não é "de forma alguma" propaganda russa e manteve sua decisão de incluí-lo na programação deste ano.
Saiba Mais