Novas regras de cidadania canadense para nascidos no exterior podem ser adiadas até dezembro
Um número desconhecido de jovens nascidos no exterior, filhos de pais canadenses, poderá esperar até pelo menos dezembro para ter direito à cidadania.
No ano passado, o Tribunal Superior de Ontário ordenou que Ottawa revertesse as restrições impostas pelo governo conservador anterior em 2009, que limitava a cidadania por descendência a crianças nascidas no Canadá se seus pais canadenses tivessem nascido fora do país.
O tribunal declarou a mudança de 2009 inconstitucional por criar duas classes de cidadãos e deu a Ottawa até 19 de junho para implementar uma solução. Na quarta-feira, o tribunal concedeu o pedido do governo para estender esse prazo até 9 de agosto.
Em uma declaração ao CTV News, um porta-voz do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) explicou que havia condições associadas ao novo prazo de 9 de agosto.
"O juiz também ordenou uma audiência em 1º de agosto de 2024 para determinar se uma extensão até dezembro de 2024 seria apropriada", disse o porta-voz do IRCC. "Ela pediu que lhe fosse apresentado, antes da audiência, um relatório explicando o progresso feito no Projeto de Lei C-71 desde 23 de maio de 2024 'e, idealmente, as próximas etapas pretendidas para aprovar o projeto até 19 de dezembro de 2024'."
O Projeto de Lei C-71, Uma Lei para Emendar a Lei da Cidadania, foi apresentado no final de maio. Se aprovado, a cidadania seria automaticamente concedida a qualquer pessoa afetada pela mudança de 2009. A partir de agora, os cidadãos canadenses que nasceram no exterior...
Saiba Mais