Contra roubo de carros, Canadá apresenta plano de ação nacional
O governo federal delineou o que chama de “plano de ação nacional” para combater os roubos de automóveis, que incluirá penalidades mais severas para os ladrões e maior compartilhamento de informações entre as agências policiais, funcionários do governo e fiscalização de fronteiras.
Vários membros do gabinete anunciaram o plano durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira em Brampton, Ontário. O plano inclui principalmente medidas anunciadas anteriormente para combater o roubo de automóveis, incluindo o aumento do financiamento para a fronteira e várias agências policiais, além de propostas de emendas ao Código Penal.
De acordo com estimativas do setor de 2022 divulgadas na época, as taxas de roubo de automóveis aumentaram em várias províncias em comparação com o ano anterior. Em Quebec, os roubos aumentaram em 50%. Em Ontário, o aumento foi de 34,5%.
Os serviços policiais na GTA registraram um aumento de 104%.
“Estamos acrescentando novos delitos que têm como alvo o roubo de automóveis e suas ligações com a violência e o crime organizado”, disse o Procurador Geral do Canadá, Arif Virani.
Ele disse que o governo está propondo novos crimes contra os líderes de gangues de roubo de carros e aqueles que lavam o dinheiro obtido por meio do crime organizado. Embora o plano de ação nacional tenha sido o tema da coletiva de imprensa de segunda-feira, algumas propostas incluídas no plano foram apresentadas pela primeira vez como parte da Lei de Implementação Orçamentária de 2024 dos liberais federais, que é oficialmente intitulada C-69 e ainda não...
Saiba Mais