Cinemas independentes do Canadá estão em crise e pedem mais apoio
Um novo relatório mostra um quadro potencialmente sombrio para os cinemas independentes do Canadá, enquanto os líderes do setor pedem mais apoio.
A Network of Independent Canadian Exhibitors (NICE) publicou recentemente os resultados de uma pesquisa realizada em todo o setor sobre o estado da exibição de filmes independentes no Canadá. Ela constatou que, após a pandemia, o modelo de negócios da maioria dos cinemas independentes é insustentável, com 60% dos entrevistados dizendo que tiveram prejuízo no final do ano fiscal mais recente.
"A pandemia do ponto de vista médico acabou, mas a pandemia do ponto de vista econômico, especialmente para os setores de serviços, ainda não acabou", disse Jeff Knoll, CEO da Film.ca Cinemas.
"As receitas caíram, as pessoas não estão indo tanto ao cinema, a qualidade dos filmes é questionável e não houve tanto apoio do governo federal durante a pandemia - todos estavam empenhados em nos ajudar durante a pandemia e agradecemos a eles por isso, mas quando ela acabou, não houve apoio contínuo e isso realmente nos deixou sem saída."
A pesquisa do NICE constatou que a maioria esmagadora dos entrevistados apontou o impacto das clean runs - quando um estúdio exige que um único filme seja exibido em absolutamente todos os horários de exibição em uma tela por até quatro semanas - e a exigência de esperar que o Cineplex em sua "zona" termine de exibir um novo lançamento antes de poder exibi-lo como tendo um impacto negativo em seus negócios.
"O que não...
Saiba Mais