Risco de infecção ocular grave causa recall de colírio no Canadá
Uma empresa farmacêutica canadense está alertando os consumidores a não usarem alguns de seus colírios devido ao possível crescimento microbiano que pode resultar em infecções oculares.
A Pendopharm, com sede em Montreal, uma divisão da Pharmascience Inc., está fazendo o recall das embalagens de 5 mL e 10 mL de seu colírio Cromolyn, com o número de identificação do medicamento 02009277. Os produtos têm as seguintes datas de validade: 30 de abril de 2025; 30 de abril de 2026; 30 de novembro de 2026; 31 de janeiro de 2026; e 31 de agosto de 2026.
"Crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistemas imunológicos mais fracos podem ser mais suscetíveis a infecções ou 'complicações decorrentes de contaminação microbiana'", diz um comunicado público do governo canadense.
Por outro lado, para indivíduos saudáveis, o risco de desenvolver infecções oculares graves causadas por colírios potencialmente contaminados é "relativamente baixo" e a infecção pode até mesmo se curar por conta própria, completa o comunicado.
A empresa farmacêutica especializada aconselha os consumidores a devolverem o produto a uma farmácia, que o descartará adequadamente. "Consulte um profissional de saúde se você tiver usado esse produto e tiver problemas de saúde", acrescentou o comunicado.
Aqueles que quiserem entrar em contato com a empresa podem entrar em contato com a Pendopharm ligando para 1-888-550-6060 ou enviando um e-mail para medinfo@pendopharm.com. Além disso, as pessoas podem relatar quaisquer efeitos colaterais ou reclamações à Health Canada.
O produto é um medicamento de venda...
Saiba Mais