Mudanças no mercado aéreo do Canadá podem causar menos opções de voos e preços mais altos em breve
Depois de receber novos participantes por vários anos, o mercado de companhias aéreas do Canadá está mais uma vez no caminho da consolidação, aumentando a probabilidade de tarifas mais altas e menos opções de voos.
Desde maio, as novas transportadoras de baixo custo Swoop e Lynx Air desapareceram dos céus e a WestJet adquiriu a Sunwing Airlines.
As duas últimas, sozinhas, representaram 37% da capacidade de assentos em voos diretos para destinos ao sol e 72% do oeste do Canadá no ano passado, de acordo com um relatório de outubro do Competition Bureau. O órgão disse que a eliminação da rivalidade entre a WestJet e a Sunwing provavelmente suprimiria a concorrência na venda de pacotes de férias.
Alguns especialistas alertam que a redução do número de companhias aéreas pode significar menos serviços e preços mais altos, principalmente no oeste e nos mercados menores do país.
Os altos aluguéis de aeroportos, taxas de segurança e impostos sobre o combustível aumentam o custo básico do voo, tornando mais difícil para as companhias aéreas de baixo custo convencer os canadenses preocupados com o orçamento a embarcar.
"As altas taxas certamente tornam a situação mais desafiadora para as companhias aéreas de desconto", disse Barry Prentice, diretor do instituto de transportes da Universidade de Manitoba.
A dominação de décadas do mercado pela Air Canada e WestJet também pode sufocar a concorrência, argumentam alguns participantes do setor.
A Air Canada e a WestJet comandam 79% do tráfego doméstico a partir deste mês, contra...
Saiba Mais