Entenda como os supermercados do Canadá fazem as famílias gastarem mais dinheiro
Você chegou ao supermercado para fazer uma compra rápida após o trabalho, na esperança de comprar uma refeição barata e pronta para o jantar.
Depois de encontrar um frango pré-cozido com desconto, você coloca um saco de arroz e legumes no carrinho de compras também, embora nenhum deles estivesse na sua lista.
Ah, e um pacote de seis caixas de lenços de papel, já que você percebeu que elas estão em promoção.
Esse comportamento faz parte de uma estratégia na qual as redes de supermercados há muito tempo se baseiam para fazer com que os clientes entrem em suas portas, mesmo que isso signifique vender um determinado item popular abaixo do custo, dizem os especialistas. E com os preços dos alimentos continuando a subir, mesmo com a desaceleração da inflação geral, os compradores podem ficar ainda mais vulneráveis a gastar demais depois de encontrar uma boa oferta.
Conhecidas no setor como "líderes de perdas", essas pechinchas são projetadas para atrair o desejo do cliente por economia e conveniência, ao mesmo tempo em que despertam seu interesse em outros produtos.
"Isso pode fazer com que um grande número de clientes mude seu comportamento de compra depois de entrar na loja. Com essa economia em mente, eles podem ser menos sensíveis ao preço de outros itens", disse Andreas Boecker, que preside o departamento de economia de alimentos, agricultura e recursos da Universidade de Guelph.
"A estratégia geral por trás do líder de perdas é que a perda (...) é mais...
Saiba Mais