Veja o que vai custar mais (e menos) no Canadá em 2024, segundo especialistas
Os preços dos itens de uso diário dispararam no Canadá no último ano, alimentando uma crise de custo de vida.
Mas será que os preços inflacionados vieram para ficar, ou será que 2024 trará algum alívio?
"É sempre interessante ver algumas das relações que podem ser observadas com a taxa de juros e o que esperar dela", explicou ao CTV News o analista do Statistics Canada Andrew Barclay.
Os especialistas dizem que este ano será importante porque é o primeiro ano sem a influência das restrições da pandemia e da inflação associada à COVID-19.
Com o início de 2024, aqui estão os preços que os especialistas acreditam que devemos observar.
ALIMENTOS
Os custos dos alimentos estão começando a desacelerar de modo geral, disse Barclay, mas, dependendo da categoria, alguns itens estão diminuindo de preço mais do que outros.
"Medimos a variação de preços, portanto, quando me refiro a coisas como a desaceleração dos aumentos de preços, isso não significa necessariamente que os preços estejam caindo, significa apenas que estão sendo comparados a um nível muito alto do ano passado ou mais", disse ele.
Em 2023, o custo dos alimentos aumentou, mas em um ritmo mais lento, e esse ritmo variou. Por exemplo, os custos de itens como frutas frescas, legumes, frango e carne bovina não diminuíram tanto quanto os preços dos produtos de carne suína e trigo.
"Em geral, os preços dos alimentos vêm desacelerando", disse Barclay, uma tendência que os canadenses poderão continuar a observar...
Saiba Mais