Menos de 1/3 dos canadenses estão otimistas com o futuro da classe média
Menos de 31% dos canadenses estão otimistas quanto ao futuro da classe média do Canadá.
O dado é da última pesquisa de identidade de classe da empresa de pesquisa Pollara Strategic Insights.
A pesquisa é a sétima da Pollara em uma série que começou a rastrear a identidade de classe canadense em 2014 e revela que os canadenses estão menos otimistas em relação ao futuro da classe média do país agora do que em qualquer outro momento nos últimos nove anos. Na última vez em que a pesquisa foi divulgada, em agosto de 2020, pouco mais da metade dos canadenses estava otimista em relação à classe média.
"Houve uma enorme queda no otimismo da classe média nos últimos anos", diz o estudo.
Antes deste ano, e com exceção de uma pequena queda de 2017 para 2018, o nível de otimismo havia aumentado de modo geral ao longo do tempo, de 45% em 2014 para 53% em 2020.
Áreas de preocupação
O estudo não tenta explicar por que o otimismo da classe média é tão baixo, mas as definições dos entrevistados sobre a vida da classe média e suas preocupações específicas oferecem algumas pistas.
Quando solicitados a definir "classe média" em suas próprias palavras, os entrevistados descreveram, em grande parte, um estilo de vida confortável com uma renda média e a capacidade de comprar uma casa como os principais elementos.
"Vivemos confortavelmente, mas nos estressamos com dinheiro", escreveu um entrevistado. "Por exemplo, como vamos continuar vivendo...
Saiba Mais