Image

Brasileiras empreendem e movimentam “mercado da saudade” em Ottawa

Imagem não definida
 
Empreendedoras brasileiras que moram na região de Ottawa-Gatineau têm se destacado no que se chama “mercado da saudade”, como é chamado o comércio de produtos típicos de um país para as comunidades dele que vivem no estrangeiro. Em busca de conquistar seu espaço aqui, essas mulheres têm conseguido inclusive expandir o negócio para além da comunidade brasileira local e caíram no gosto dos canadenses vendendo produtos como pão de queijo, brigadeiro e açaí. Conheça algumas dessas histórias.



A confeiteira aracajuense Bianca Batalha, 41 anos, inaugurou a loja BLanca Desserts em Gatineau em 2020, no início da pandemia. Além de brigadeiros, bolos e bolos de pote, a empresária também vende no espaço produtos de mercearia brasileiros, como farofa e pé de moleque. Apesar do apelo, a maioria dos seus clientes não é brasileiro. 



“Eles amam brigadeiro, ensinamos eles a gostarem”, conta Bianca, que agora está investindo em ministrar cursos de confeitaria brasileira com ingredientes locais, do Canadá.



Em 2021, Bianca foi a primeira latina a ganhar o prêmio de Mulher de Influência da Câmara do Comércio de Gatineau, concedido com votação popular. Depois disso, ela deu várias entrevistas para a TV canadense.



“É um desafio enorme porque a mulher tem vários papeis: esposa, mãe, profissional, empreendedora. Fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. Mas ao mesmo tempo eu gosto de falar com as mulheres porque elas são empreendedoras completas e sensíveis”, afirma Bianca, que tem três filhos, de 12, 10 e 6 anos.



Pão de...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·