Terra plana, COVID-19, contato alienígena: essas são as teorias da conspiração 'mais populares' no Canadá
A Terra é plana. Fomos contatados secretamente por seres inteligentes de outros planetas. Neil Armstrong e Buzz Aldrin não aterrissaram na Lua em 1969.
Essas afirmações podem parecer bizarras, mas uma nova pesquisa sugere que um número considerável de pessoas no Canadá acredita nessas e em outras teorias da conspiração.
Cerca de 5% dos canadenses são adeptos da terra plana, segundo a pesquisa, enquanto 11% dizem acreditar que o pouso lunar foi uma farsa. E um terço dos entrevistados diz acreditar que as evidências de que alienígenas estiveram em contato com nosso planeta estão sendo ocultadas do público.
A empresa de pesquisas Leger pesquisou 1.529 adultos canadenses e 1.011 americanos entre 24 e 26 de novembro, perguntando sobre suas crenças em várias teorias populares de conspiração. Não é possível atribuir uma margem de erro à pesquisa porque as pesquisas on-line não são consideradas amostras verdadeiramente aleatórias.
No total, 79% dos canadenses e 84% dos americanos entrevistados relataram acreditar em pelo menos uma das teorias da conspiração mencionadas na pesquisa. Em ambos os países, os eleitores de tendência conservadora tinham maior probabilidade de acreditar em conspirações.
Pouco mais de um quarto dos entrevistados americanos dizem acreditar que o aquecimento global não existe, em comparação com 16% dos canadenses.
A mais popular, tanto entre canadenses quanto entre americanos, foi a noção de que a grande mídia está manipulando as informações que divulga. Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados canadenses e 67% dos americanos dizem acreditar nisso, enquanto outros 10%...
Saiba Mais