Canadá monitora nova variante do Covid-19: 'ainda não é motivo de preocupação'
A Health Canada está monitorando uma nova variante do Covid-19 que foi detectada em vários países, confirmaram as autoridades de saúde pública do país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou o BA.2.86 à sua lista de variantes Coivid-19 que estão sob monitoramento na última quinta-feira.
Embora ainda não haja casos de BA.2.86 confirmados no Canadá, a Health Canada disse à CTV News que as autoridades de saúde pública também estão monitorando quaisquer casos que possam surgir.
LEIA TAMBÉM “Dentro do esperado": nova variante EG.5 do COVID-19 está em Ontário
“O governo do Canadá tem um forte programa de monitoramento em vigor com as províncias e territórios para identificar variantes do COVID-19 no Canadá”, disse um porta-voz da Health Canada.
“Os cientistas da Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC), juntamente com especialistas nacionais e internacionais, estão monitorando e avaliando ativamente as linhagens BA.2.86 e seus estudos associados”.
A nova variante foi detectada na Dinamarca, Israel e nos EUA desde o final de julho, de acordo com o banco de dados global aberto de sequenciamento do genoma GISAID.
Epidemiologistas e especialistas em doenças infecciosas sustentam que o surgimento dessa nova variante ainda não é motivo de preocupação.
“As pessoas devem ser cautelosas para não tirar conclusões precipitadas”, disse o Dr. Isaac Bogoch, especialista em doenças infecciosas de Toronto, à CTV News.
“Do jeito que está, estamos com seis genótipos de quatro países em três continentes. Isso é tudo”, ele...
Saiba Mais