Escrita cursiva será reintroduzida nas escolas de Ontário neste outono
Deixada de lado em 2006, a escrita cursiva opcional no aprendizado nas escolas primárias de Ontário está programada para retornar como parte obrigatória do currículo a partir de setembro.
O ministro da Educação, Stephen Lecce, disse que é mais do que apenas ensinar os alunos a assinar o próprio nome.
“[Uma] pesquisa deixou muito claro que a escrita cursiva é uma habilidade crítica para a vida, ajudando os jovens a se expressarem de forma mais substantiva, a pensarem de forma mais crítica e, finalmente, a se expressarem com mais autenticidade”, disse ele em entrevista.
"É isso que estamos tentando fazer, criar uma geração muito talentosa de jovens que dominam as habilidades fundamentais, como leitura, escrita e matemática, que são os alicerces de qualquer vida produtiva bem-sucedida no país".
O novo currículo de idiomas de Ontário, previsto para o novo ano letivo, apresenta uma série de mudanças, incluindo um foco renovado na fonética. Muitas das adições curriculares remontam a um relatório do ano passado da Comissão de Direitos Humanos de Ontário, que disse que o sistema de educação pública da província estava reprovando alunos com deficiência de leitura e outros por não usar abordagens baseadas em evidências.
"Se quisermos aumentar o ensino da leitura, temos que adotar algumas dessas estratégias testadas pelo tempo que funcionaram por gerações", disse Lecce.
“Um retorno à fonética e, por exemplo, à escrita cursiva é outro exemplo de que o governo está se apoiando nas evidências e seguindo a voz de muitos pais que queriam que...
Saiba Mais