Médico de Calgary realiza cirurgia de coluna em paciente consciente
Acredita-se que um médico de Calgary, na província de Alberta, seja o primeiro no Canadá a realizar uma cirurgia de coluna em um paciente consciente.
"Este é apenas o primeiro passo de uma longa jornada", afirmou o Dr. Michael Yang, cirurgião de coluna do Foothills Medical Center.
No mês passado, Yang realizou uma discectomia para remover a parte danificada de uma hérnia de disco na coluna, em um paciente que estava acordado.
Todd Bene, que tem lidado com dores crônicas na região lombar e nas pernas, era esse paciente. "Eu pensei, bem, vou tentar qualquer coisa uma vez. Foi legal. Sabe, eu não sentia muito. De vez em quando, você sentia um pouco", contou o paciente.
A cirurgia durou cerca de 55 minutos e ele pôde ir para casa menos de cinco horas depois.
No dia seguinte, Bene estava preparando o café da manhã para os netos e até fez uma viagem à IKEA. "Foi apenas noite e dia para a dor. Fiquei tão surpreso quando me levantei pela primeira vez após a cirurgia e também fiquei em pé".
Bene tem problemas cardíacos, então Yang achou que colocá-lo sob anestesia geral seria muito arriscado. Em vez disso, ele optou por realizar a cirurgia sem ela, algo que aprendeu enquanto estudava na Universidade de Miami.
"Esta técnica está bastante madura nos EUA e acho que é hora de começarmos a usá-la no Canadá, porque sinto que terá um impacto significativo no atendimento ao paciente",...
Saiba Mais