Tarifas sobre aço e alumínio de Trump são “totalmente injustificadas” e “inaceitáveis”, dispara Trudeau
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que as novas tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações de aço e alumínio, inclusive do Canadá, são “totalmente injustificadas” e “inaceitáveis”.
Falando a repórteres em viagem a Paris, Trudeau disse que o governo federal trabalhará com a administração dos EUA no período que antecede a entrada em vigor das tarifas, para destacar seu impacto negativo, mas “se chegar a esse ponto, nossa resposta será firme e clara”.
“Defenderemos os trabalhadores canadenses. Defenderemos as indústrias canadenses”, disse o primeiro-ministro nesta terça-feira.
Leia Também
Israel ordena preparação de militares após Hamas adiar libertação de reféns
Air Transat elimina bagagem de mão gratuita; entenda
Ontem, Trump, citando os impactos do excesso de capacidade global no mercado doméstico americano, assinou uma ordem executiva removendo as isenções de suas tarifas de 2018 sobre o aço e aumentou suas tarifas de 10% sobre o alumínio em 2018.
Em sua nova ordem, Trump afirma as “ações são necessárias e apropriadas para eliminar a ameaça de comprometimento da segurança nacional dos Estados Unidos”.
Discordando dessa posição, Trudeau destacou a profunda integração entre os mercados canadense e americano, desde a defesa e a construção naval até a fabricação de automóveis. “Juntos, tornamos a América do Norte mais competitiva”, disse ele.
Leia Também
Toronto pode ver até 25 cm de neve no final desta semana
Ameaças de...
Saiba Mais