Taxa de desemprego no Canadá perto da maior alta em 8 anos
A taxa de desemprego do Canadá subiu mais do que o esperado, para 6,8% em novembro, uma alta de quase oito anos, excluindo os anos de pandemia, mesmo com a economia tendo criado 50.500 empregos.
Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Statistics Canada, aumentando as chances de um grande corte na taxa de juros na próxima semana.
►LEIA TAMBÉM Expectativa de vida canadense aumentou, mas ainda está abaixo dos níveis de 2012
Os mercados de câmbio aumentaram as apostas em um corte de 50 pontos-base na próxima semana para 68%, de 55% antes da divulgação do relatório de emprego. Uma redução da taxa de 25 pontos-base está totalmente precificada.
Os analistas consultados pela Reuters previram um ganho líquido de 25.000 empregos e uma taxa de desemprego de 6,6%, em comparação com 6,5% em outubro.
O aumento no desemprego pode levar o banco central canadense a reduzir os custos de empréstimos em meio ponto percentual, mais do que o típico, pela segunda vez consecutiva, no anúncio da taxa do banco em 11 de dezembro.
►As informações que você precisa saber, enviadas diretamente para você: Siga o Canal North News no Whatsapp
A taxa de desemprego aumentou 1,7 ponto percentual desde abril de 2023 e agora é a mais alta desde janeiro de 2017, excluindo os anos de pandemia do coronavírus, segundo dados do Statistics Canada.
O aumento na taxa de desemprego foi devido a mais pessoas procurando trabalho, disse a agência no último...
Saiba Mais