Lojas LCBO reabrem em Ontário após duas semanas de greve
Centenas de lojas de bebidas alcoólicas de Ontário reabriram na terça-feira após uma greve que durou mais de duas semanas, mas a luta entre o sindicato que representa os trabalhadores e o governo se arrastou.
Cerca de 10.000 trabalhadores do Liquor Control Board of Ontario retornaram na segunda-feira para se preparar para a abertura de quase 700 lojas, depois de terem abandonado o trabalho em 5 de julho.
O Sindicato dos Funcionários do Serviço Público de Ontário, que representa os trabalhadores da LCBO, disse que a disputa trabalhista era, em grande parte, sobre o plano do primeiro-ministro Doug Ford de permitir que lojas de conveniência e mercearias vendessem coquetéis prontos para beber. A expansão das vendas, segundo o sindicato, era uma ameaça existencial ao futuro dos trabalhadores.
Os ataques continuaram na terça-feira, quando o sindicato se ofendeu com os comentários de Ford na segunda-feira, quando ele disse que a greve nunca deveria ter acontecido.
O sindicato disse que obteve "ganhos significativos" como resultado direto da greve.
"Os trabalhadores da LCBO estão orgulhosos do que conseguiram com esse contrato, o que não teria sido possível sem a greve", disse Colleen MacLeod, presidente da unidade de negociação da LCBO do sindicato. "Eles também estão felizes por voltar ao trabalho, servindo suas comunidades novamente."
O acordo de três anos, que os trabalhadores da LCBO ratificaram no fim de semana, prevê um aumento salarial de 8% em três anos, a conversão de cerca de 1.000 funcionários casuais em cargos permanentes de meio...
Saiba Mais