Estudante recebe prêmio por desempenho em aula de português
Depois de frequentar as aulas da escola regular durante a semana, os estudantes Daniel Piovezan, de 12 anos, e Giovanni Piovezan, de 8, acordam cedo todos os sábados de manhã para ir para outra escola: desta vez para aprender língua portuguesa, idioma nativo dos pais, Selma e Antônio, que são brasileiros. O esforço foi recompensado na cerimônia de entrega dos certificados de português no sábado, 15, quando os alunos receberam o documento diretamente das mãos do embaixador de Portugal no Canadá, António Leão Rocha, e Daniel recebeu um prêmio pela melhor nota da escola.
Na primeira fila da plateia na cerimônia realizada na biblioteca da Montfort School, em Vanier, Zona Leste de Ottawa, estavam os pais dos meninos, que não escondiam o orgulho. Os dois, que são engenheiros, estão no Canadá desde 2008, ou seja, há 16 anos. Os filhos nasceram em Montréal e frequentam a escola católica francesa em Ottawa, onde a família vive atualmente. Para não deixarem de aprender português, os meninos tiveram de ir para a escola.
“Nós falamos estritamente português em casa e tentamos evitar estrangeirismos. Os meninos, entre eles, tendem a falar inglês, apesar de frequentarem a escola católica francesa. Eles são um tanto repreendidos por isso (risos). Procuro conscientizá-los da importância de falar português com o objetivo de manter a língua de herança após a nossa partida do Brasil. Às vezes eles colocam palavras em inglês no meio de frases em português, acredito que por falta de vocabulário mesmo. E nós repetimos as frases deles em...
Saiba Mais