Aluguel disparado no Canadá: algumas pessoas dizendo adeus à metade do seu salário
Um número significativo de locatários canadenses está gastando mais da metade de seu salário para dar um teto, de acordo com um novo relatório da Royal LePage.
Em Vancouver, 27% dos locatários estão gastando mais da metade de sua renda líquida para pagar o aluguel. Em Toronto, 19% estão desembolsando mais da metade de seu salário e um em cada 10 moradores de Montreal está na mesma situação. A média nacional é de 16%.
"A meta é cerca de um terço de sua renda para ser considerada acessível", disse Tom Davidoff, professor associado da Sauder School of Business da UBC.
Os preços dos aluguéis dispararam enquanto o país enfrenta uma crise habitacional pós-pandemia que, segundo especialistas, também é alimentada pela imigração. A vacância ultrabaixa de aluguéis é parte do problema, de acordo com especialistas, impulsionada pelas dificuldades atuais de entrar no mercado como comprador.
"Há muitos locatários que realmente querem se tornar proprietários, mas até que as taxas baixem ou os preços caiam, vai demorar um pouco", acrescentou Davidoff.
A pesquisa relata que 27% dos locatários no Canadá planejam comprar um imóvel nos próximos dois anos, no entanto, 69% disseram que não têm tais planos. Pouco mais da metade citou a renda insuficiente como motivo para sua decisão.
Os locatários mais jovens aparentemente não estão desistindo. A pesquisa mostra que as pessoas que têm a maior intenção de entrar no mercado de compra são os millennials médios, pessoas na faixa dos 30 anos, que também podem estar prontas...
Saiba Mais