Bilinguismo oficial no Canadá é um "mito", diz nova pesquisa
Uma nova pesquisa revela uma grande divisão entre Quebec e o resto do Canadá sobre se o país deve ser bilíngue.
Em uma pesquisa da Léger realizada para a The Canadian Press, apenas 43% dos entrevistados em todo o Canadá disseram ter uma visão positiva do bilinguismo federal - que foi consagrado em lei em 1969, tornando o inglês e o francês as línguas oficiais do Canadá.
Dezoito por cento dos entrevistados tinham uma visão negativa.
No entanto, em Quebec, 70% dos entrevistados disseram ter uma opinião positiva sobre o bilinguismo; 11% tinham a opinião contrária.
Fora de Quebec, a porcentagem de entrevistados que consideram o bilinguismo oficial positivo foi de 35% - e 23% em Alberta, com Manitoba e Saskatchewan logo atrás.
Quando perguntados se é importante para o Canadá permanecer oficialmente bilíngue, 83% dos quebequenses disseram que sim; quase a metade desse número - 43% - no restante do Canadá concordou.
"São as duas solitudes expressas em uma pesquisa", disse Sébastien Poitras, vice-presidente de assuntos públicos da Léger. "Esse valor apresentado pelo governo canadense, de que somos um país com dois idiomas oficiais e, portanto, temos um bilinguismo de 'costa a costa', é um mito que não se aplica ao resto do Canadá."
New Brunswick é a única província oficialmente bilíngue do Canadá; em Quebec, o francês é o único idioma oficial.
Sessenta por cento dos entrevistados em Quebec disseram que as províncias que não New Brunswick e a sua própria deveriam ser bilíngues,...
Saiba Mais