Canadá tem queda nas vendas de carros novos
Um recuo nas compras de carros novos ajudou a reduzir as vendas no varejo do país em 0,3%, para $67 bilhões em janeiro, informou o Statistics Canada nessa sexta-feira.
A agência nacional de dados revelou que as vendas gerais no varejo caíram em três dos nove subsetores que ela acompanha, com as vendas nas concessionárias de veículos automotores e peças caindo 2,4%, o primeiro declínio da categoria em cinco meses. As vendas nas concessionárias de carros novos caíram 3,0%, enquanto as concessionárias de carros usados aumentaram 4,5%.
Os números abrangem um período em que os canadenses geralmente fazem um balanço dos gastos com as festas de fim de ano e, às vezes, reduzem compras maiores para ajudá-los a lidar com os pagamentos de cartão de crédito devidos por presentes, reuniões e outras festividades de dezembro.
Apesar da queda nas vendas gerais no varejo, os economistas disseram que janeiro teve um ponto positivo: as vendas principais no varejo, que ficaram acima de muitas de suas expectativas.
As principais vendas no varejo - que excluem postos de gasolina e fornecedores de combustível, além de revendedores de veículos automotores e peças - aumentaram 0,4% no primeiro mês de 2024. O aumento foi atribuído, em grande parte, às vendas mais altas em artigos esportivos, hobbies, instrumentos musicais, livros e varejistas diversos, que tiveram um aumento de 3,0%.
"Isso aponta para um sólido impulso nos gastos", escreveu Maria Solovieva, economista da TD.
Parte desse impulso vem do...
Saiba Mais