Eclipse solar: você pode realmente ficar cego ao olhar sem proteção para um?
Especialistas em cuidados com os olhos e astronomia estão alertando os observadores do eclipse solar para que protejam seus olhos com filtros solares especializados, visores solares portáteis ou óculos para eclipse.
As pessoas nas províncias do leste do Canadá e em partes dos Estados Unidos e do México terão a chance de testemunhar um raro eclipse solar total na segunda-feira, dia 8 de abril.
Os óculos de eclipse e outros visores solares seguros usam filtros especiais feitos de polímero preto ou poliéster aluminizado para reduzir a intensidade da luz solar. Eles bloqueiam praticamente toda a luz e são milhares de vezes mais escuros do que os óculos de sol comuns, de acordo com a NASA e outros especialistas em astronomia. As pessoas devem usar os óculos certificados pela Organização Internacional de Padronização, rotulados como ISO-12312-2, que atendem aos requisitos internacionais de segurança.
A Dra. Shaina Nensi, vice-presidente da Associação de Optometristas de Ontário, em Toronto, recomenda que as pessoas comprem seus óculos ou visores de eclipse na lista de fornecedores fornecida pela American Astronomical Society.
"Se houver arranhões ou amassados, é possível que as propriedades de proteção tenham diminuído", disse ela ao CTV News.
O filtro solar ou os óculos só devem permitir que os usuários vejam o sol ou uma luz tão brilhante quanto o sol, e não objetos comuns. "Se você puder ver a luz comum através dos óculos ou filtros de eclipse, eles não são seguros e colocam você em alto risco de danificar...
Saiba Mais