Impulsionada pela fumaça de incêndios florestais, qualidade do ar no Canadá é pior do que nos EUA
Os níveis de poluição atmosférica do Canadá no ano passado foram piores do que os dos Estados Unidos pela primeira vez desde que uma empresa de qualidade do ar começou a publicar suas avaliações em 2018.
O sexto relatório sobre a Qualidade do Ar Mundial, publicado nessa terça-feira pela empresa suíça IQAir, afirma que os incêndios florestais devastadores foram uma grande influência na queda da qualidade do ar no Canadá em 2023.
Embora o relatório tenha constatado que o Canadá, em média, ainda tem um dos ares menos poluídos, os especialistas em saúde pública têm alertado repetidamente sobre os perigos para a saúde de temporadas de incêndios florestais mais intensas, alimentadas pelas mudanças climáticas causadas pelo homem.
"A poluição do ar é um assassino silencioso", disse a Dra. Samantha Green, médica de família da Unity Health Toronto e professora associada da Universidade de Toronto, que não participou do relatório.
"É um problema sobre o qual acho que não estamos acostumados a pensar, mas sobre o qual precisamos pensar mais."
A Health Canada estima que a poluição do ar contribui para 15.300 mortes prematuras todos os anos no Canadá. A exposição à fumaça de incêndios florestais também está fortemente ligada a doenças crônicas, como a asma, e ao aumento de visitas a salas de emergência respiratórias.
Os EUA normalmente dominam a lista do Relatório Mundial de Qualidade do Ar das 15 cidades mais poluídas nos EUA e no Canadá, com as cidades canadenses aparecendo na lista apenas três vezes...
Saiba Mais