Câmara dos Estados Unidos aprova projeto de lei que pode banir o TikTok
Nessa quarta-feira, a Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que levaria à proibição nacional do popular aplicativo de vídeo TikTok, caso seu proprietário, sediado na China, não o vendesse, uma vez que os legisladores agiram com base na preocupação de que a atual estrutura de propriedade da empresa seja uma ameaça à segurança nacional.
O projeto de lei, aprovado por 352 a 65, agora vai para o Senado, onde suas perspectivas não são claras.
O TikTok, que tem mais de 150 milhões de usuários americanos, é uma subsidiária integral da empresa chinesa de tecnologia ByteDance Ltd.
Os legisladores alegam que a ByteDance está em dívida com o governo chinês, que poderia exigir acesso aos dados dos consumidores do TikTok nos EUA a qualquer momento. A preocupação decorre de um conjunto de leis de segurança nacional chinesas que obrigam as organizações a ajudar na coleta de informações de inteligência.
"Demos à TikTok uma escolha clara", disse a deputada Cathy McMorris Rodgers, R-Wash. "Separe-se de sua empresa controladora ByteDance, que está em dívida com o PCC (Partido Comunista Chinês), e permaneça em operação nos Estados Unidos, ou fique do lado do PCC e enfrente as consequências. A escolha é da TikTok".
A aprovação do projeto de lei pela Câmara é apenas o primeiro passo. O Senado também precisaria aprovar a medida para que ela se tornasse lei, e os legisladores dessa câmara indicaram que ela passaria por uma análise minuciosa. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer,...
Saiba Mais