Horista X assalariado: você vai ser pago por um dia extra de trabalho neste 29 de fevereiro?
Neste ano bissexto, alguns especialistas financeiros dizem que estão observando uma tendência inesperada: funcionários perguntando se serão pagos pelo trabalho no dia 29 de fevereiro.
A cada quatro anos, o calendário ganha um dia para sincronizar-se com o movimento da Terra ao redor do sol. No entanto, as perguntas sobre o que isso significa para os contracheques nunca foram notadas antes.
Essa é uma das primeiras vezes em que vimos muito interesse em torno desse tópico e perguntas do tipo "Estou trabalhando de graça no dia 29?", questionou Brittany Taylor, advogada trabalhista e sócia da Rudner Law na região da Grande Toronto (GTA).
Ela especula que o aumento da conscientização sobre os direitos trabalhistas pode estar por trás da conversa sobre a folha de pagamento do dia bissexto. O último ano bissexto foi em 2020 e ocorreu pouco antes de a pandemia de COVID-19 transformar a maneira como muitas pessoas pensam sobre o trabalho.
"Durante a pandemia, os funcionários (tiveram) uma mudança de perspectiva sobre a importância do trabalho em relação a outras coisas em suas vidas e estão mais propensos a falar quando veem algo que pode parecer um pouco estranho", explicou Taylor.
As mudanças na folha de pagamento de um dia de trabalho adicional são consideradas, em sua maioria, caso a caso.
Os fatores em jogo podem incluir a frequência com que o funcionário é pago - semanal, quinzenal ou mensal. Também depende do fato de o funcionário ser assalariado ou horista.
Aqueles que são...
Saiba Mais