Rio de Janeiro declara emergência sanitária por dengue dias antes do Carnaval
O Rio de Janeiro declarou emergência de saúde pública devido a um surto de dengue transmitida por mosquitos, informou a cidade em seu diário oficial nessa segunda-feira, poucos dias antes do início das comemorações do Carnaval em todo o Brasil.
Mas não se esperava que o surto atrapalhasse o Carnaval, que começa oficialmente na noite de sexta-feira e vai até 14 de fevereiro.
A prefeitura do Rio anunciou a abertura de 10 centros de atendimento, a criação de um centro de operações de emergência e a alocação de leitos hospitalares para pacientes com dengue. As autoridades também usarão "carros fumacê" nas regiões com maior incidência de casos, difundindo um inseticida no ar.
Desde o início de 2024, o município registrou mais de 10.000 casos de dengue. Isso representa pouco menos da metade do total de casos - 23.000 - registrados durante todo o ano de 2023.
O anúncio ocorre no momento em que turistas e foliões estão chegando ao Rio para participar de festas de rua e assistir aos desfiles das escolas de samba.
A dengue é uma infecção viral transmitida aos seres humanos por meio da picada de mosquitos infectados e é mais comum em climas tropicais. As chuvas frequentes e as altas temperaturas, que aceleram a eclosão dos ovos dos mosquitos e o desenvolvimento das larvas, tornam a famosa cidade quente do Rio suscetível a surtos de dengue.
Mas o problema é nacional. A explosão de casos de dengue em todo o Brasil fez com que...
Saiba Mais