Canadá enviará 1.000 soldados para o maior exercício da OTAN em 36 anos
As Forças Armadas Canadenses (CAF) estão preparadas para participar do maior exercício da OTAN em décadas no final deste mês.
O Steadfast Defender 2024 será realizado do final de janeiro ao final de maio e envolverá mais de 90.000 pessoas, incluindo 1.000 soldados canadenses.
O exercício está programado para ocorrer em vários países da Europa e envolverá mais de 50 navios de guerra, 150 tanques, 500 veículos de combate de infantaria e 400 veículos blindados de transporte de pessoal, de acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.
Os recursos militares canadenses que devem participar desse exercício incluem a fragata de patrulha HMCS Charlottetown, que partirá de Halifax para a Europa no final deste mês, bem como o grupo de batalha da OTAN liderado pelo Canadá na Letônia e o esquadrão de tanques Leopard 2. As tropas canadenses devem ser enviadas para a Letônia, Estônia e Noruega.
Na segunda parte desse exercício, o Canadá enviará mais de 100 veículos militares para a Letônia, bem como helicópteros CH-146 Griffon e CH-147 Chinooks.
Embora os oficiais da OTAN e do Canadá não tenham mencionado a Rússia pelo nome, esses exercícios estão programados para ocorrer no contexto da invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou. A última vez que a OTAN realizou um exercício tão grande quanto o Steadfast Defender 2024 foi em 1988, quando a Guerra Fria ainda estava em andamento.
"O destacamento do pessoal e dos recursos da CAF ao lado das forças da OTAN e dos Aliados...
Saiba Mais