Banco do Canadá mantém taxa básica de juros em 5%
O Bank of Canada está voltando sua atenção para quando poderá começar a reduzir as taxas de juros, disse o governador Tiff Macklem nessa quarta-feira, ao anunciar a decisão do banco central de manter sua taxa básica de juros em 5%.
"Com a demanda geral da economia não mais superando a oferta, a discussão do Conselho do Banco Central sobre a política monetária está mudando de se a nossa taxa de política é restritiva o suficiente para restaurar a estabilidade de preços para quanto tempo ela precisa permanecer no nível atual", disse Macklem.
A decisão do Bank of Canada de manter sua taxa básica não é nenhuma surpresa.
O crescimento econômico mais fraco, juntamente com a desaceleração da inflação, permitiu que o banco central mantivesse sua taxa de política monetária estável e monitorasse como a economia está respondendo a taxas mais altas.
Sinais de corte nas taxas
No entanto, os economistas têm esperado ansiosamente por qualquer sinal do banco sobre quando ele poderá se voltar para os cortes nas taxas.
Royce Mendes, diretor administrativo e chefe de estratégia macro da Desjardins, disse que a mudança de direção do banco central foi "o máximo que se poderia esperar".
"O banco central não iria passar de uma tendência de aumento das taxas para uma tendência de corte das taxas em uma única reunião, portanto, há esse período de transição", disse Mendes.
Apesar da mudança na mensagem, Macklem afirmou que o banco central ainda está aberto a mais aumentos nas...
Saiba Mais