Image

Justiça do Canadá derruba 'limite da primeira geração' para filhos de canadenses nascidos no exterior; entenda

Imagem não definida
 
O governo federal anunciou que não contestará uma decisão judicial que derrubou uma parte da Lei de Cidadania que impedia que crianças nascidas no exterior, filhas de pais canadenses, obtivessem a cidadania canadense após a primeira geração.



O "limite da primeira geração" significava que os filhos de pais canadenses nascidos no exterior que também tivessem nascido no exterior não seriam elegíveis para obter automaticamente a cidadania canadense por direito de nascimento. Os críticos há muito argumentavam que esse limite criava duas classes de cidadania canadense e, em 19 de dezembro de 2023, o Tribunal Superior de Justiça de Ontário concordou, declarando-o inconstitucional.



"Essa lei, da forma como está atualmente, teve consequências inaceitáveis para os canadenses cujos filhos nasceram fora do país. Por esse motivo, não recorreremos da decisão", disse o Ministro da Imigração, Marc Miller.



O processo judicial foi movido por um grupo de famílias residentes no exterior que foram afetadas pelo limite e não puderam transmitir sua cidadania canadense aos filhos.



O advogado constitucionalista Sujit Choudhry, de Toronto, que representou as famílias, disse que seus clientes se sentiram "vingados" pela decisão do tribunal e pela decisão do governo de não contestá-la.



"Eles estão se sentindo vingados porque foi uma longa luta. Alguns deles estão lutando há mais de uma década. Eles se sentem mais aliviados com a decisão do governo de não recorrer", disse o advogado à CTV News.



O limite da primeira geração foi instituído pelo governo do então primeiro-ministro Stephen Harper em 2009, em resposta...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·