Consumo de tabaco continua diminuindo no Canadá e no resto do mundo
Aproximadamente um em cada cinco adultos em todo o mundo consumiu tabaco em 2022, em comparação com um em cada três em 2000.
No Canadá, a redução foi ainda mais significativa, com o consumo de tabaco caindo de 28,3% dos adultos em 2000 para apenas 11,4% em 2022.
As informações estão em um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Houve um bom progresso no controle do tabaco nos últimos anos, mas não há tempo para complacência", disse o Dr. Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS.
Atualmente, o Sudeste Asiático tem a maior porcentagem de usuários de tabaco, com 26,5% dos adultos, de acordo com a OMS, sediada em Genebra, seguida de perto pela Europa, com 25,3%. Embora ambas as taxas estejam em declínio, a OMS espera que a Europa tenha a maior porcentagem de usuários até 2030.
As taxas de consumo de tabaco entre as mulheres na Europa são mais do que o dobro da média global e estão se reduzindo mais lentamente do que em outras regiões, observa a OMS. Atualmente, 82% dos 1,25 bilhão de usuários de tabaco do mundo são homens.
"O maior número de mulheres fumantes por região da OMS são os 65 milhões que vivem na região europeia, representando mais de 40% de todas as mulheres fumantes do mundo", explica o relatório. "Os países de alta renda têm a maior proporção de mulheres fumantes, com 50% de todas as mulheres fumantes, ou 76 milhões de fumantes."
Estima-se...
Saiba Mais