Bloquear admissões de residentes não permanentes pode piorar recessão do Canadá em 2024, alerta relatório
A população do Canadá aumentou no último ano, com o crescimento impulsionado em grande parte por trabalhadores estrangeiros e estudantes internacionais.
Mas enquanto o governo federal pondera a limitação de residentes não permanentes (NPR), um novo relatório Desjardins afirma que tal medida "aprofundaria a recessão esperada para 2024".
O relatório, escrito pelo diretor sênior de economia canadense da Desjardins, Randall Bartlett, diz que o número de NPRs deve cair naturalmente à medida que a economia desacelera. De acordo com as atuais projeções básicas, Bartlett espera que o crescimento real do PIB caia para 0,1% em 2024, ante 1,1% no ano anterior.
LEIA TAMBÉM Governo do Canadá foi avisado há dois anos que a alta imigração poderia piorar a crise imobiliária
No entanto, se o governo federal introduzir novas políticas destinadas a fazer com que as admissões no NPR caiam para zero, o relatório diz que o PIB real do Canadá poderá encolher 0,7% em 2024. Além disso, essa medida poderia "atenuar a recuperação subsequente" após a recessão e levar a um PIB potencial menor.
"Dessa forma, é preciso cautela por parte dos formuladores de políticas para minimizar a desvantagem econômica de diminuir a chegada de recém-chegados muito rapidamente", escreveu Bartlett.
A população do Canadá aumentou para 40,5 milhões no último outono, o que o coloca entre os países de crescimento mais rápido do mundo. Somente no terceiro trimestre de 2023, a população do país cresceu em mais de 430.000.
Grande parte desse crescimento...
Saiba Mais