Subida das temperaturas no sul canadense traz um Natal mais verde do que branco
Por ter um dos invernos mais rigorosos do planeta, o Canadá traz muitas expectativas durante o período natalino. As ruas cheias de neve acompanhadas das belas luzes e decoração festiva compõem a imagem de um “Natal Branco”.
No entanto, 2023 continua sendo um ano cheio de surpresas climáticas. A previsão de tempo para a primeira semana oficial do inverno é um inesperado inverno canadense sem a neve característica do período no sul do país.
Após o solstício de inverno (fenômeno astronômico que resulta na noite mais longa do ano para o hemisfério norte) a surpresa está na subida das temperaturas no sul de Ontário e Columbia Britânica. A semana traz temperaturas entre 2 e 8 graus nessa localidade.
O solstício do dia 22 de dezembro trouxe um longa noite escura sem algum floco branco caindo do céu. A véspera de Natal do dia 24 segue da mesma forma, porém menos fria ainda.
Nem sempre um inverno menos frio que o esperado pode significar algo bom a médio ou longo prazo. A falta de equilíbrio de temperaturas entre temporadas pode afetar ecossistemas onde as quatro estações coexistem. Até mesmo o setor da agricultura pode sofrer o impacto com safras que dependem do inverno ou até mesmo a hibernação.
Até o turismo de inverno que proporciona atividades como o esqui e o snowboard pode sofrer o impacto econômico. Até mesmo a ausência de neve pode gerar um excesso de neve quando as temperaturas tornam-se negativas. Isso traz a possibilidade de nevascas...
Saiba Mais