Defensores pedem que Toronto ajuste critérios para abertura de centros de aquecimento
Os defensores dos desabrigados em Toronto estão preocupados com o fato de os centros de aquecimento terem permanecido fechados na noite de segunda-feira, pois a temperatura limite de -5°C não foi atingida, apesar de o vento frio estar abaixo desse valor.
A estratégia atual, implementada em 15 de novembro, é que quando a temperatura atingir -5°C, os 170 espaços da cidade serão ativados em quatro centros de aquecimento. A sensação térmica não é um fator que pode levar à confusão.
Diane Chan McNally, do All Saints Community Centre, disse que o problema é que a decisão é tomada muito cedo, e a cidade não é flexível.
"Quando a cidade aciona a abertura, eles analisam como estará o tempo às 7h da manhã. E então tomam uma decisão. Não há flexibilidade durante o resto do dia ou com a mudança das condições climáticas, como vimos na noite passada", disse McNally.
Ela acrescentou que há uma preocupação real de que as pessoas possam ficar presas.
"Sabemos que as pessoas ficarão presas ao ar livre em condições climáticas em que podem morrer. Ou sofrer lesões relacionadas ao frio. É preciso haver muito mais flexibilidade."
Russell Baker, porta-voz da Prefeitura de Toronto, disse que a equipe monitora diligentemente as previsões meteorológicas para ver quando os limites atingem a temperatura de -5°C.
"A equipe da cidade acorda todas as manhãs e verifica a previsão que vem do Environment and Climate Change Canada e toma decisões com base nas informações disponíveis por meio...
Saiba Mais