Canadá vai eliminar carros e caminhões movidos a gasolina até 2035; entenda como vai funcionar
O fim da estrada está chegando para os veículos movidos a gasolina no Canadá.
De acordo com o Ministro do Meio Ambiente, Steven Guilbeault, o governo já finaliza as novas regulamentações que exigem a transição para carros, caminhões e SUVs movidos a bateria.
Os fabricantes de automóveis terão os próximos 12 anos para eliminar gradualmente os carros, caminhões e utilitários esportivos com motor a combustão, com a exigência de aumentar gradualmente a proporção de modelos elétricos que oferecem para venda a cada ano.
A medida cumpre uma promessa feita pelos liberais há mais de dois anos de eliminar gradualmente a venda de veículos de passageiros com motor a combustão até 2035, e foi aplaudida por vários grupos ambientais nessa terça-feira.
Os próprios fabricantes de automóveis são mais céticos em relação ao plano, insistindo que é preciso fazer mais para incentivar as pessoas a optarem por carros elétricos, incluindo a instalação de milhares de estações de recarga adicionais e o aumento dos descontos do governo na compra de veículos elétricos.
Guilbeault fez o anúncio das regulamentações finais para o Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos nessa terça-feira, no George Brown College, em Toronto, que no ano passado lançou um novo programa de treinamento de técnicos de manutenção de veículos elétricos.
"Eles sabem que os carros elétricos são o futuro", disse Guilbeault sobre os alunos e a equipe do programa.
Ele insistiu que isso garantirá que mais veículos elétricos sejam disponibilizados no Canadá e a preços mais acessíveis, já que...
Saiba Mais