Ceia de Natal ficará mais cara em 2023 no Canadá
TORONTO - Nessas festas de final de ano, os alimentos que não podem faltar na ceia encareceram em Toronto, no Canadá. Isso por conta da alta inflação, e outros impactos, o que inclui as mudanças climáticas geradas pelos aquecimento e global e os conflitos geopolíticos, que estão acontecendo atualmente.
O Índice de Preços do Consumidor registrou em outubro deste ano um aumento em 3.10%, em relação ao mesmo período do ano passado. E a conta mais alta acaba sobrando para o consumidor arcar. Somente o componente voltado à comida desse índice, mostra que houve um aumento de 5.9% nos últimos 12 meses.
Segundo dados do site oficial do governo do Canadá, Statistics Canada, os preços dos alimentos estão desacelerando, porém continuam elevados, em outubro de 2023, houve um crescimento de 5.4%. Alimentos, como verduras frescas, pães, peixes tiveram uma ligeira queda de setembro de 2023 para outubro de 2023, mês em que os últimos dados foram divulgados.
Apesar dessa pequena queda em alguns itens, o preço dos alimentos no geral segue pesando significativamente no bolso do consumidor, basta dar uma volta nos corredores de um supermercado no Canadá para visualizar a subida dos preços. E agora com o natal se aproximando, o mesmo tem acontecido com uma série de produtos que compõe a ceia, todos com valores mais altos em comparação com o ano passado. Produtos lácteos, como queijo, carnes no geral, o peru, a batata e a cenoura encareceram.
De acordo com o Canada Food Price Report 2023, relatório...
Saiba Mais