Canadá enfrentando surto de salmonela resistente a medicamentos; casos registrados em 6 províncias
Um surto de salmonela extensivamente resistente a medicamentos foi associado a alimentos crus para animais de estimação e ao contato com gado, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC).
Em um aviso de saúde pública a agência disse que 40 casos foram confirmados em seis províncias, incluindo 21 casos em Quebec, 14 em Ontário, dois na Nova Escócia e um em Manitoba, New Brunswick e Prince Edward Island. Treze pessoas foram hospitalizadas.
"Muitos dos indivíduos que ficaram doentes são crianças com cinco anos de idade ou menos", diz o aviso.
"A cepa de Salmonella associada a essa investigação de surto é extensivamente resistente a medicamentos, o que significa que é resistente a todos os antibióticos comumente recomendados".
Embora os casos datem de julho de 2020 a setembro de 2023, o surto é considerado contínuo, pois as doenças continuam a ser relatadas. Embora não tenha havido mortes humanas, alguns cães e bovinos infectados morreram. Crianças menores de cinco anos representam 43% de todos os casos.
"Alguns dos indivíduos que adoeceram relataram exposição a ração crua para animais de estimação ou a cães alimentados com ração crua para animais de estimação antes da ocorrência de suas doenças", explicou o aviso de saúde pública. "O contato com o gado, especialmente com bezerros, também foi identificado como uma fonte provável de algumas das doenças relatadas no surto".
Um fornecedor comum de alimentos para animais de estimação não foi identificado na investigação em andamento, que está sendo...
Saiba Mais